(Hegel)
Provavelmente muitos de nós acompanhamos esses documentários.
Eu já assisti a vários, mas somente agora li a introdução de seu autor. Penso que vale a pena essa página antes de adentrar nas profundezas de seus longas insólitos.
Zeitgeist (termo alemão). Na atualidade sinônimo de polêmicos documentários.
Ver Hegel, Filosofia da História. "Genius seculi".
"NÃO TOMAMOS AS DECISÕES, NÓS CHEGAMOS A ELAS"
"Tudo o que existe é resultado de um processo". Hegel
Toda mudança histórica é vista, por Hegel, como Geist. Significa o meio caminho entre espírito e mente - suas conotações são mais mentais do que nosso termo "espírito", e mais espirituais do que nosso termo "mente".
Geist é a existência mesma, a essência última do ser; e o processo histórico inteiro que constitui a realidade é o desenvolvimento do "Geist" rumo à autoconsciência e ao autoconhecimento.
Quando este estado for alcançado, tudo o que existe será harmoniosamente um só consigo mesmo.
Hegel chamava essa unidade autoconsciente de tudo de "O Absoluto". Por ver a essência do que existe como algo não-material, sua filosofia ficou conhecida como "idealismo absoluto".
O próprio filósofo combinou esse tema com a crença no cristianismo, mas alguns de seus seguidores abraçaram-na como um tipo de panteísmo, e outros, como uma espécie de religião sem Deus.
O mais radical deles todos - Marx, assumiu a maioria das ideias de Hegel, mas afirmou que o sujeito de todo o processo histórico não era nada mental ou espiritual, mas material. (Bryan Magee)"Tudo o que existe é resultado de um processo". Hegel