Rio de Janeiro, cidade das mais belas canções, inspira à poesia. São muitos os contrastes e grandes as belezas. Estar nesta cidade é experimentar sensações múltiplas. É preciso um bom planejamento pois se paga bem por este luxo. Tudo é mais caro do que em Porto Alegre - mercado, hospedagem, transporte. E a qualidade dos produtos frescos é bem inferior as delícias da feira gaúcha. Entretanto, há meios que funcionam bem melhor do que aqui - como os ônibus (por exemplo). As estações são numeradas (R1, R2 e R3). Na parede, há uma lista com o nome dos veículos que passam no ponto. É possível percorrer quase todo o Rio através do transporte coletivo. O detalhe é o frio em excesso do ar condicionado. Não dá pra esquecer de levar uma mantinha na sacola.
Ficamos em Copacabana. Leblon e Ipanema são mais contemporâneos, com construções recentes e muito comércio. É possível percorrer toda a orla desses três bairros caminhando. Copacabana já é bem mais histórica e sua praia é a mais bela. É a única que tem uma vista em ângulo, favorecendo uma ótima observação das ilhas e dos contornos do mar.
Depois de muito pesquisar sobre onde se instalar, optamos pelo Rio pra Você. O lugar é bem pequeno, simples, e muito limpo e organizado. Tem uma boa posição solar e fica a duas quadras da praia. O lugar está bem pertinho do Forte de Copacabana e a alguns passos de Ipanema. O preço da diária foi muito bom (levando em consideração os altos aluguéis). É uma boa opção pra quem vai pra cidade.
Studio Flat - Rua Julio de Castilhos, 55/902. Posto 6. Telefones: (21)92254011 - com Sérgio e Ane.
Nesses dias, saboreamos pratos incríveis de alguns dos chefs mais bem conceituados do Rio. A sorte foi estar na cidade bem no momento do Rio Restaurante Week. São vários estabelecimentos com pratos promocionais (como ocorre em outras cidades do país). Apesar das tentações continuamos "do mesmo tamanho" devido as extensas caminhadas e também pelo serviço à francesa.
Também estava ocorrendo o Festival Ingmar Bergman (de 08 de maio a 10 de junho) no CCBB. É a maior retrospectiva desse diretor sueco já realizada no país. Além dos mais de 40 longas, curtas, documentários inéditos e filmes para a televisão, também ocorre palestra com o documentarista sueco Stg Björkman e curso ministrado pelo crítico Sérgio Rizzo, abordando as fases da carreira do diretor.
Por último, no Forte de Copacabana, ocorreu o VII Rio Harp Festival, com músicos de diferentes partes do mundo. Ocorreram apresentações diárias, gratuitas, três vezes ao dia. Foram 500 fotografias, mas selecionei apenas algumas pra lembrança...
Vista lateral direita do quarto - praia de Copacabana.
Lateral esquerda.
Arcos da Lapa
Santa Teresa
Fomos para o almoço e a escolha foi muito boa.
Este é o restaurante Espírito Santa.
Fica na Almirante Alexandrino (que é a rua principal do bonde), 264.
Este vinho foi uma novidade. Um excelente Torrontés.
Esculturas na área externa do Museu Chácara do Céu
Ponte Rio - Niterói (16 kilômetros de extensão)
Entrada Pão de Açucar
Teleférico
Este restaurante em Copacabana tem uma vista sensacional. Fica numa cobertura no andar 30. Vale muito conhecer.
Restaurante Skylab. Av. Atlântica, 3264. Telefone (21) 21061666. É bom reservar antes e pedir uma mesa na lateral.
Os pratos são bem servidos, o atendimento é muito bom e a culinária fantástica.
Chef Jean Yves Poirey.
No site do restaurante tem uma bela imagem do interior.
Copacabana Palace
Restaurante Opium - Ipanema
Museu Nacional de Belas Artes
Trabalho que estava no MARGS
Fotografia de Bertrand - Ipanema no verão
Detalhe do chão do restaurante
Almoço no Restaurante Vizta, em Ipanema.
Também com uma bela vista da praia.
Panorama do Skylab de noite
Uma das esculturas de areia na praia