Neste sábado foi a vez de saborear a especialidade do Restaurante Umberto.
Localizado na Rua Mata Barcelar, a cozinha é comandada pelo Chef Michel Vallandro. De quinta a sábado o local oferece um menu degustação incluindo uma entrada, dois pratos principais e sobremesa.
O ambiente é aconchegante e tranquilo. Objetos rústicos contrastam com a decoração baseada em reproduções nas paredes.
O atendimento é nota dez. A carta de vinhos é bastante restrita e cara - o que certamente afasta muitos fregueses em potencial.
O chef foi nos comprimentar, comentou sobre os pratos e foi bastante atencioso. Estranhamente todas as mesas estavam marcadas com supostas reservas, mas haviam apenas mais cinco casais nesta noite.
Obviamente, como está na imagem, a entrada foi uma simples salada de folhas com uma torradinha com tomates e pesto. O especial foi o molho utilizado. Tinha sabor de limão, mel e tomilho fresco. Bem gostoso mesmo.
O primeiro prato foi uma perdiz grelhada com massa de arroz. A carne estava muito saborosa, mas o acompanhamento não teve nada de especial. Apenas provei e fiquei aguardando pelo próximo.
Já o segundo prato foi um generoso medalhão de entrecôt acompanhado de filetos de batatas intercalados com queijo.
Estava bom. Ao ponto.
A sobremesa, enfim, foi um sorvete de creme ao molho de tamarindo recheado com pequenas porções de frutas cítricas. A redução que decorou o prato estava deliciosa.
E foi isso.
Logo voltamos para casa com uma sensação estranha. Sempre vale a pena conhecer. Mesmo que tivéssemos idealizado algo sublime.
Fiquei pensando sobre isso e comecei a questionar o que é uma criação na cozinha. Domingo pela manhã enquanto folheava o livro de receitas do mestre Bocuse, percebi o quanto a simplicidade é importante, porém, com um toque a mais.
Então chegou a noite e decidi preparar algo bem saboroso. Não quis seguir nenhuma receita, mas imaginar os sabores de cada ingrediente e combiná-los. Optei pelos tons laranjas. Purê de moranga coberto por chutney de manga misturado a pedaços da fruta natural, frango magro temperado com bastante cardamomo e um pouquinho de creme de leite fresco pra dar a cremosidade. Depois de pronto, muita pimenta moída na hora. O sabor adocidado e picante ficou excelente.
Nossa nota foi dez.