Filme - Mãos talentosas

Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Vivia com a mãe e o irmão em uma pequena casa. Na escola, era motivo de riso pelos colegas. Suas notas eram baixas. Entretanto, com o tempo e devido ao incentivo de sua mãe, mudou drasticamente sua forma de ver os estudos e a vontade de ser alguém importante no mundo. Aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.

A história fica como um belo exemplo de vida para a humanidade. Talvez até o papel da mãe emocione mais do que a atuação do personagem principal. Uma mãe que teve consciência das dificuldades pelo qual passou e motiva seus dois filhos para que tenham um futuro diferente e respeitável. Com o tempo ela conseguiu que suas crianças já não ficassem mais na frente da TV. Tiveram que escolher apenas um programa preferido por semana. Além disso, a cada sete dias, tinham que ler para ela o resumo de um livro emprestado da biblioteca. Interessante é que com o hábito de ler, eles começaram a ter gosto pelas histórias e a imaginar situações. O programa de televisão favorito, uma comédia de pergunta e resposta, já não tinha mais graça.
Fica como marca a potência do incentivo. Do desejo forte de uma vida próspera aos filhos. Uma mulher que trabalhava como faxineira, não sabia ler, mas era tão elegante e convicta em sua moralidade que até chega a contrastar com a ambiguidade da situação.
É uma história emocionante para quem aprecia momentos de superação.