Filme - O Tambor

Entre a fé e a desilusão

 

Oscar Melhor Filme Estrangeiro
(1979)
Dirigido por Volker Schlondorff

Na cidade de Danzig na Alemanha, entre os anos de 1920 e 1930, logo após o nascimento de Oskar Matzerath (David Bennent), sua mãe lhe promete que quando completasse três anos, ele ganharia um tambor de latão.
E, no dia da comemoração de seu aniversário, após presenciar os jogos sexuais ousados entre sua mãe e o primo com quem mantinha um caso, Oskar decide que não cresceria mais e se atira pela escada da adega. Isso não o mata, mas provoca uma condição que impede seu crescimento.
Quando seu padrasto e vários professores tentam tirar dele seu adorado tambor de latão, Oskar demonstra todo o seu talento bizarro em, com um grito muito agudo, quebrar vidros. "Quando eu gritava coisas valiosas viravam cacos". A mãe fica grávida e não tolera mais a sua situação familiar e o comportamento insuportável do filho. Opta pela morte.
Enquanto isso, o movimento nazista está crescendo e o padrasto de Oskar se junta ao partido.
Após algum tempo, Oskar ganha um irmãozinho e isso o desagrada muito. Quando ele nasce, Oskar promete que quando ele fizer três anos o presenteará com um tambor e vai ensiná-lo como deixar de crescer.
Com a morte do pai (na verdade padrasto) por uma brincadeira leviana de Oskar, o menino decide então, que irá crescer.

"Alguém que podia  ver o coração dos homens, mas não o seu próprio coração".