Um passeio pelo interior da França

Um mês de descobertas



Castelo Chambord
É deslumbrante. A sensação é que estamos sonhando. Que voltamos no tempo. É mágico.
Acontece show de luz que conta a história sobre a origem da construção do castelo e de acontecimentos importantes que se passaram na época da Renascença. Todas as noites de julho e agosto e durante os finais de semana de setembro (sextas e sábados).





Amboise e Blois
Além dos diversos castelos, a região é rica na produção de vinhos.
Representando três quartos da produção estão os tintos. Todos elaborados segundo a técnica da assemblage de gamay tinto e branco, cabernet franc, cabernet sauvignon e de "Côt" (aqui chamado de malbec). 

















Castelo Chenonceau
Foi construído no século XVI por Thomas Bohier.























Riom
Na idade média, esta cidade escura se desenvolveu ao redor de um edifício religioso que recebia muitos peregrinos. A cidade é muito sombria. Disseram que este tom escuro ficou impregnado nas paredes depois que um vulcão próximo entrou em erupção.  









Nîmes



Arles
Este é o anfiteatro melhor conservado do mundo romano em seus espaços reservados aos gladiadores e as touradas. Tem um filme em 3D que representa bem como se davam os combates. O Museu é bem rico, com várias ferramentas e utilitários da época.










Palais des Papes, Avignon
Esta foi a residência de altos setores da igreja no século XIV.













Orange
Esta foi uma das cidades que mais me apaixonaram.

















O teatro de Orange deve sua reputação a sua conservação excepcional. Foi no século dezenove que o teatro foi reaberto como um centro de divertimento. Com o passar dos anos, concertos, balés, tragédias, comédias e óperas estão no programa apresentando artistas prestigiosos. Após 1972, o festival é especializado na arte lírica. Este festival ocorre de julho até o início de agosto.









Chateauneuf du Pape
Surgiu em 1094 com o nome de "Castro Novo" que significa nova cidade fortificada. No século XIII, ela surge com o nome de Châteauneuf Calcernier. Cidade dos Papas. Não é por menos que ela deu origem a vinhos tão bons.






















































Manosque










Sisteron
É uma cidade maravilhosa. Belas paisagens. Situada entre os grandes Alpes e o Mediterrâneo, no coração da natureza selvagem e preservada na Alta Provence. A 485 metros de altitude, sobre o céu mais puro da Europa, esta cidade com 8.000 habitantes seduz por suas múltiplas possibilidades. O que mais chama a atenção são as grandes rochas que tangem a cidade "Durance".  Um clima excepcional tanto pelo frescor das noites de verão  e por seus outonos gloriosos.  Possui um patrimônio artístico medieval importantíssimo cuja obra mestra está na Cidadela e também na Catedral Notre-Dame des Pommiers (uma jóia da arte românica), os conventos, as Torres de defesa, entre outras raridades.

Fica a 255 km de Paris.










Vence























St Paul de Vence
Eis o lugar mais poético e romântico da Provence. É um atelier ao lado do outro. Bistrôs pra todos os gostos e bolsos. Um charme.

































Grasse
Eis a cidade mais perfumada do mundo.
Difícil é escolher quais das fábricas de perfume ir. As mais famosas são a Fragonard e a Molinard (desde 1849). Você faz todo o circuito dentro dos diferentes setores e aprende como se faz um perfume. Você pode até fazer um especial, único, só pra você. Mas prepare seu bolso!



Cannes





Eze
Eis um lugar belíssimo pra se conhecer. Pequeno. Delicado de edificações, mas pleno em paisagem e abertura ao infinito. Para descobrir Eze, é preciso se deixar levar por seus instintos. Sentir o perfume dos jasmins. Sentar à sombra de um boungainville e andarilhar pelas pequeninas ruelas que o levam ao topo. No alto, um jardim com diversas qualidades de cactos. Que vista eles têm, heim!
Há muitos atelieres e cada bistrô pra degustar uma taça de vinho!
Fica a 429 métros de altura do nível do mar.
Imagina quem adorava este lugar? Nietzsche! Ele escreveu um dos capítulos de "Thus Spoke Zarathoustra" neste recanto inspirador.  Agora entendo porque ele se dizia acima dos homens.
































Annecy
Mais um lugar encantador. É a Veneza da França. Muita natureza, arte e comidinhas. 
































Alsásia
Eguisheim






































Guebwiller
Sorte é chegar em uma cidade exatamente no dia da maior feira de vinhos da região da Alsásia. Isso, sem planejar. Foi difícil encontrar hotel, mas depois dessas degustações, isso nem é importante.
 60a Feira do vinho de Guebwiller
A feira teve início em 20 de abril de 1948. Cerca de trezentos viticultores locais propõem com exclusividade uma degustação gratuita (mas você precisa pagar 5 euros na entrada pra ganhar um copo). Guebwiller pode se orgulhar de ser a única cidade da rota dos vinhos da Alsásia a produzir quatro Grands Crus: o Kitterlé, o Kessler, o Saering e o Spiegel.
Ao degustar privilegiamos as uvas desconhecidas. A pinot gris 2007 da Brucker é muito floral e saborosa. A maior nota ficou pra um crémant 2006, da propriedade de Ledermann Erick. Muito bons também um riesling médaille d'or Paris 2007 da Cave Vinícola du Vieil Armand e a espumante crémant millésimé 2004.
Só pra ter uma idéia da variedade de cepas que por lá existem: ollwiller; sylvaner; orschwillerbourg; kaefferschuts; mittelbourg; pfingstberg, vorbourg; pinot auxerrois; bollenberg; auxerrois; zinnkoepflé; muscat lieu; hatschbourg; steinert; steingold, entre muitas outras.

















Champagne

Epernay























Este foi um dos castelos de Veuve Clicquot


Meaux



Voltando a Paris...