Cardápio de Inverno



O curso com o chef  Luciano Lunkes foi realmente muito bom.
Todos os pratos estavam saborosos e não são daqueles difíceis de preparar.
Pra quem gosta de uma boa comidinha, deixo aqui as receitas. Valem a pena!!!


ENTRADA

Creme de cogumelos paris, alho-poró, vinho do porto e azeite trufado, com croutons e queijo brie

Ingredientes:
50 g de manteiga; 2 alhos-porós lavados e fatiados finamente (somente as partes branca e verde claro); um raminho de tomilho fresco; 350 g de cogumelos paris frescos limpos e fatiados; 3 colheres (sopa) de cogumelo porcini seco picado; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 900 ml de fundo de frango (ou mais, se precisar); 1 xícara de creme de leite fresco; aproximadamente 60ml de vinho do porto; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; 150g de queijo brie cortado em 8 fatias; 8 fatias finas de baguete torradas; 4 colheres (chá) de azeite trufado; sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Preparo:
1 - Sue o alho-poró na manteiga. Acrescente o tomilho e os cogumelos fatiados. Continue suando por mais uns 8 minutos, tendo o cuidado de não deixar que o alho-poró fique dourado.
*Suar significa tirar o açúcar. O fogo tem que ser o mínimo possível. Utilizar uma pitadinha de sal e ter paciência de ficar misturando por uns 15 minutos. A cebola deve ficar transparente e o alho-poró não mudar de cor. Este processo corresponde a 1/3 da qualidade do prato.
2 - Acrescente a farinha de trigo e o cogumelo portini picado. Levante o fogo e cozinhe por mais um minuto. Incorpore lentamente o fundo de frango e deixe levantar fervura. Baixe o fogo para o nível médio e cozinhe por uns 15 minutos. Acrescente o vinho e ferva por mais 5 minutos. Desligue, retire o raminho de tomilho e bata tudo no liquidificador juntamente com o creme de leite fresco (substituímos por batata processada).
Tempere com sal e pimenta do reino branca.
3 - Toste as fatias de baguete. Disponha sobre elas o queijo brie e volte ao forno para derreter o queijo. Enquanto isso, reaqueça a sopa. Sirva em 4 cumbucas e derrame sobre cada uma delas 1 colher de sopa de azeite trufado (este azeite especial dá um outro sabor aos pratos, mas não deve ser aquecido).
Disponha a torradinha sobre a sopa e sirva imediatamente.

  

Braseado de cordeiro e azeitonas com polenta mole e ricota

Ingredientes:
1,2kg de pernil de cordeiro desossado; sal e pimenta-do-reino a gosto; azeite de oliva; 250g de bacon cortado em cubos pequenos; 1 cebola grande cortada em cubos; 4 dentes de alho descascado; 2 talos de aipo cortado em peças pequenas; 2 cenouras médias cortadas em cubos pequenos; 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce (funcho); 3 ramos de tomilho; 2 folhas de louro; 2 xícaras de azeitonas verdes; 2 xícaras de vermute doce; 1 colher (chá) de pimenta calabresa e 2 xícaras de molho básico de tomates.

Molho básico de tomates:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 4 dentes de alho picados; 1/2 cebola cortada em cubos pequenos; 1/4 de cenoura ralada; 800g de tomate pelado italiano; 1 ramo de tomilho.
Frite o alho e a cebola. Acrescente os tomates, a cenoura e o tomilho. Cozinhe em fogo baixo até obter uma textura espessa. Desligue e reserve.

Preparo:
1 - Frite os pedaços de cordeiro em etapas, até dourar. Tempere com sal. Reserve.
2 - Frite o bacon até dourar. Acrescente a cebola, o aipo, a cenoura, o alho e cozinhe até dourar levemente. Adicione a semente de erva-doce, o vinho, o molho de tomate, a azeitona, a pimenta calabresa, o tomilho, o louro e o cordeiro.
3 - Deixe levantar fervura, tempere com sal, baixe o fogo e cozinhe por 1 hora e meia, ou até o cordeiro ficar macio (usamos o forno em 180 graus).
     Sirva com a polenta mole. 

Para a polenta:
600 ml de água fervente e salgada; 100g de polenta instantânea italiana; 80g de ricota creme.
Quando a água estiver fervendo, acrescente aos poucos a farinha, mexendo sempre até atingir a consistência desejada. Desligue e acrescente a ricota.
O prato ficou delicioso. A carne estava desfiando, molhadinha e bem condimentada.  



Por fim...
Mousse de chocolate amargo, castanhas, licor cointreau e laranjas

Ingredientes:
3/4 de xícara de marrons em conserva ou congelados (são castanhas européias); 5 colheres (sopa) de açúcar; 3 colheres (sopa) de água; 190g de chocolate amargo + 1/4 de xícara de chocolate amargo (picado finamente); 3 ovos grandes, bem separados; 3 colheres (sopa) de cointreau; 1 1/4 xícara de creme de leite fresco; 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro; 1/2 laranja de umbigo separada em gomos (bem limpa, sem os nervinhos brancos).

Preparo:
1 - Processe as castanhas e 1 colher (sopa) de açúcar até atingir a consistência de um purê. 
2 - Em um bowl inoxidável, sobre uma panela com água fervendo (não encostar a bacia na água), coloque os 190g de chocolate e as 3 colheres de água, até o chocolate derreter, mexendo constantemente.
3 - Bata as gemas e misture ao chocolate, mexendo sempre, até engrossar um pouco (2 ou 3 minutos).
4 - Retire do fogo e adicione o cointreau e o purê de castanhas. Misture bem e deixe esfriar completamente.
5 - Em outro recipiente, bata as claras em neve e adicione as 4 colheres de açúcar restantes, pouco a pouco. Incorpore a metade das claras batidas ao chocolate. Acrescente a outra metade, gentilmente, até misturar bem.
6 - Em um terceiro recipiente, bata o creme de leite fresco até ficar aerado e firme. Acrescente o açúcar de confeiteiro e misture. Reserve a metade do creme de leite batido e incorpore a outra metade de chocolate.
7 - Sirva em taças com uma colher (sopa) de creme de leite fresco batido, o chocolate picado e um ou dois gomos de laranja para decorar.
     É só servir. Fica uma maravilha.


 Duas dicas:
Quando for bater a clara em neve, adicionar algumas gotinhas de limão antes. Isso ajuda a espumar mais rapidamente.
Para fazer o chantily, utilizar o creme de leite fresco gelado e bater também em um local resfriado. Fascilita a formação do creme.
Bon appétit!