Montaigne

"É com satisfação que retomo o tema dos absurdos de nossa educação: sua finalidade não é nos tornar melhores e mais sábios e sim fazer de nós pessoas cultas. E este objetivo tem sido atingido.
Não somos ensinados a buscar a virtude e abraçar a sabedoria: devemos aprender a derivação e a etimologia de tais palavras...
Não hesitamos em perguntar: "Fulano sabe grego ou latim? Ele sabe escrever em verso e prosa?" Mas a pergunta mais importante vem por último: "Ele se tornou uma pessoa melhor e mais sábia?"
Devemos descobrir não quem sabe mais e sim quem sabe melhor.
Nosso esforço se concentra apenas em encher a memória, e não deixamos espaço para o entendimento da vida e a noção de certo e errado"

"A leitura me consola em minhas horas de recolhimento; ela me alivia do peso de uma ociosodade penosa e, a qualquer instante, é capaz de livrar-me de companhias maçantes. Ela entorpece dores que podem se tornar dilacerantes. Para me distanciar de pensamentos soturnos, simplesmente necessito recorrer aos livros"

"Se o homem fosse sábio, mediria o verdadeiro valor de qualquer coisa com a sua utilidade e pertinência em sua vida.
Somente o que nos faz sentir melhor merece ser compreendido"
(Montaigne)